sexta-feira, 20 de março de 2015

Ata da 62ª Sessão da 15ª Legislatura da Câmara de Elesbão Veloso - 13-03-2015

 

Ata da Sexagésima Segunda Sessão Ordinária da Décima Quinta Legislatura da Câmara Municipal de Elesbão Veloso, piauí, realizada às vinte horas do dia treze de março de dois mil e quinze em sua sede, à avenida Benício Alves, 359, centro, sob a presidência do vereador Gonçalo Portela Moura e com o comparecimento dos senhores vereadores; Antônio de Sousa Barbosa; Cícero Marcos de Oliveira; Elizeth Gomes Vieira Cavalcante; Fernando Marcos Moura Vilarinho; Genival Santos da Silva; Marcos Tácio Lopes de Farias; Paulo Ferreira de França e Valmir Clarindo Salgueiro da Silva. Havendo número legal o senhor presidente declarou aberta a sessão.

Em seguida o secretário da mesa efetuou a leitura da ata anterior que foi aprovada sem observação e por unanimidade dos votos. Expediente do dia: constou a leitura  do projeto de lei nº 004/2015 que altera o ART. 2º da lei municipal nº 531, de 19.03.2007 para adequação da composição do CACS-FUNDEB às leis federais nº 10.880, de 09 de junho de 2004, e nº 11.494, de 20 de junho de 2007 e portaria nº 481, de 11 de outubro de 2013; constou a leitura do requerimento do vereador Antônio de Sousa Barbosa com pedido de licença por tempo indeterminado; leitura do ofício nº 007/2015 da CMEV para PMEV; leitura de 04 comunicados do ministério da educação; leitura de 02 documentos da câmara dos deputados com recursos da união para os municípios; o presidente encaminhou conforme o artigo 79, parágrafo 3º (terceiro), inciso v (quinto) regimento interno da câmara para comissão de constituição e justiça emitir o parecer no prazo regimental. Do requerimento com o pedido de licença do vereador Antônio Barbosa. Prosseguindo a sessão, o presidente concedeu a palavra aos vereadores inscritos para a oratória.

O vereador Paulo França, reivindicou do poder executivo municipal providências para fazer a manutenção e limpeza da rua santo antônio, na divisão dos Bairros Cirino e piçarra, a mesma encontra-se intransitável causando transtorno e prejuízo aos moradores das mediações se desloca de um bairro para o outro. Reforçou um pedido já  feito anteriormente pelo vereador Fernando a restauração da estrada da comunidade Exú, a mesma encontra-se em condições precárias necessitando de manutenção urgente.  A estrada das localidades faustino e roça velha também precisam ser recuperadas. A respeito da limpeza da cidade, sabemos que o município não estar atendendo como deveria, as ruas encontra-se suja e com muito mato precisando de providências urgente, o lixo domiciliar que estar sendo recolhido estar deixando a desejar, citou a reclamação de uma maradora da rua coronel antônio Teixeira que foi mal atendida pelos recolhedores do lixo, pede que eles  atendam melhor a população. Disse  que o lixo na rua Raimundo Lopes tem uma parte que não é recolhimento solicita que adote medidas para  atender a rua citada em sua totalidade. Falou sobre o vereador Antônio Barbosa que vai nos deixar, mas que a amizade e respeito pela sua pessoa permanecem, parabenizou o governo do estado por ter escolhido um elesbonense para estar a frente da saúde em nosso município, sabemos do desafio, do seu compromisso e da sua responsabilidade, desejou um bom desempenho nessa instituição sabemos que vai lidar com muitos problemas e que o hospital é um local que mais  funciona como regional. É importante que o município mantenha parceria para que possa dar uma assistência maior para a saúde do povo no município.

O vereador Genival Santos, reforçou os pedidos feitos pelo vereador paulo com relação as capinas e que seria interessante  contratar as pessoas que não tem como comprar seu peixe para   semana santa, pois a crise estar se instalando e seria um ônus a mais para população. Sobre o vereador antônio disse que concorda com a escolha de lhe encaminhar para o setor da saúde, espero também que lhes dê condição de trabalho, porque se isso não acontecer não irá  conseguir corresponder as expectativas que estamos depositando em você, disse que o mesmo tem pré requisitos para assumir o hospital estadual Norberto Moura  e fazer um bom trabalho  pelo fato de ser professor e agente comunitário de saúde  e lidar constantemente com pessoas, esperamos que mais gestores façam isso  coloque pessoas para determinados cargos que tenham liderança continua com as pessoas, pois o que mais se vê são secretários  que não tem o mínimo de decência com a população e não tratam de forma com deveria serem tratados, o maior problema é colocar secretário por amizade e que não lida com a população, porque agente que lida diariamente com a população sabe nos pôr no lugar dos outros. Nas secretarias que existe hoje no município se tiver dois ou três secretários que se aproveite é muito, que trata a população como ela merece, queria eu se a vereadora Elizeth que tirou quase mil votos tivesse indicado um dos secretários  ou o vereador Valmir teria de quem cobrar ele que indicou, mas você vai cobrar de quem  não se  sabe nem quem lhe colocou na quele lugar. Tem que dá respeito ao povo pois, são eles que pagam nossos salários. Fez um repúdio a um fato que aconteceu uma pessoa que dirigia o carro do município se negou a transportar de Teresina  para Elesbão uma pessoa porque disse  que não iria pôr gente doente  dentro do carro, espero que as pessoas reflitam mais e tratem a população melhor.

A vereadora Elizeth Gomes, falou sobre o pedido dos colegas vereadores que lhe antecedeu a respeito do roço e capina nas ruas do município, já estar mais do que na hora, pois estar no período de chuvas e o mato crescem muito rápido, é um pedido justo e de certa forma contribui para as pessoas  poder comprar a sua sardinha para semana santa, porque ultimamente as prefeituras estão usando mais os roços mecânicos  tirando a oportunidade de pais de família diminuindo a mão –de- obra. E com relação ao pedido de afastamento do vereador do Antônio Barbosa, disse que é uma honra para a gente se for legal, não temos ainda um embasamento completo para dizer se pode ou não votar a favor de seu pedido, mas se não tiver nem um problema legal não me oponho e é uma decisão acertada pela sua competência e seu trabalho já conhecido por todos como vereador e como secretário de educação, confio muito no seu trabalho, espero que olhe pelas pessoas que chegam lá e que tenha bagagem e recursos para colocar o hospital para funcionar de verdade, porque infelizmente só vontade não adianta  precisa principalmente de recursos. Disse para o futuro diretor que o atendimento básico é muito importante, então as pessoas que chegam doentes precisam ser bem recebidas, pois todo o  funcionário público tem o dever de tratar bem a população, hoje  são taxados  que não fazem nada e não atendem bem mais, é como em todo classe,  existe os bons e mal funcionários.

O vereador Valmir Salgueiro, concorda com o pensamento do vereador Genival  que é o que condiz com a realidade, acredita que as pessoas que detêm alguns cargo  se acham dono deles, mal sabem quem paga o salário que estar recebendo. Na política existem coisas que horas são verdades, horas é meia verdade e horas são mentiras sendo a mesma coisa, tudo depende do momento e de quem estar falando, tenho dito aqui algumas vezes, que as coisas teriam que andar de forma diferente, alguns gestores detentores de cargos  precisariam ter um olhar mais atento para a população, pois o prefeito o colocou na quele cargo e ele acha que é por merecimento e daí o desempenho dele deixa a desejar. Disse que esta casa passa a perder um membro que tem sim suas cobranças, é oposição, mas uma oposição coerente,faz cobranças que tem fundamento e com certeza   deixa de ter um vereador atuante e que durante o tempo que esteve aqui  cumpriu com seu papel  no qual o povo acredito nele. Sabemos que haverá outras mudanças de cadeiras, costuma dizer que toda unanimidade é burra, parece que a oposição estar começando a se movimentar. Acredita que a direção do hospital vai estar em boas mãos porque é uma pessoa que se não perder a calma que tem vai conseguir resolver os problemas que por lá aparecem. Sabemos que são muitos mas, é uma pessoa que vai pelo menos atender com decência as pessoas  que chegam por lá. Quando agente chega a um determinado setor achamos que podemos resolver tudo, mas não é bem assim, não podemos resolver quase nada porque tudo depende de outras pessoas, porque se um médico não quiser vir, eles cobram um plantão que realmente não querem cumprir com o mesmo e o diretor não consegue fazer isso mudar nem o que vai assumir e nem os que já passaram e nem os que passarão, a não ser que mude  essa legislação brasileira  que as coisas funcionem  de melhor forma porque tem certeza que a maioria dos médicos só vem, não com intensão de atender a população e sim cumprir um horário e saber se aquele dinheiro vai entrar na sua conta no final do mês, se cada médico que passasse por aqui fizesse valer o juramento que ele fez, não só o piauí mais todo brasil estaria muito melhor do que se encontra hoje. E sobre os roços comentado pelos colegas realmente estar precisando, citou dois casos do lado da casa do sr. Gessi, o mato já estar praticamente quase ocupando um metro e vinte do calçamento e até onde sabe a rua não é dele é de responsabilidade do município. Na rua Mojor Tunico só o que tem é mato mais não sou eu o gestor e nem quem recebe a verba então não sei se tem dinheiro ou não para executar o serviço.

O vereador Fernando Moura, concordou com os colegas vereadores na questão do roço que estar precisando na cidade toda citou o bairro piçarra na rua Eurípedes de Aguiar com a rua Coroatá que já pediu várias vezes  limpeza, lá não tem iluminação e tem muito mato e lama, mas até o momento não foi atendido, sabemos que estar no período de chuva mais tem que ser feito alguma coisa para amenizar, e a questão de que deixa de fazer porque não gosta de um ou do outro não existe estar faltando é uma pessoa mais ativa que dê andamento nas coisas porque uma pessoa sozinha não resolve. Sobre o pedido de afastamento do vereador Antônio Barbosa, pediu que quando chegar ao hospital dê tratamento igual para todos os funcionários e pessoas que lhe procurarem, como disse a vereadora Elizeth o funcionarismo público já é questionado é claro que não são todos. Que o senhor saiba trabalhar com quem pode lhe ajudar e se cercar de pessoas que queira lhe botar para frente e não o contrário, e com relação seu pedido de licença não tem o que questionar se for para resolver o problema vamos lhe dar o apoio, mas vamos lhe cobrar também, lá você vai encontrar muitos problemas porque quando uma pessoa vai para um hospital procurar um médico é porque estar precisando e quando chega lá ainda ser mal tratado é desumano. Com relação ao que o vereador Valmir falou dos médicos que não faz valer o seu juramento tem alguns que não, mas tem outros que trabalham tanto e ganha pouco, como toda classe existe os bons e maus funcionários, e com essa brincadeira de tira e bota de diretor quem estar pagando o pato são os funcionários e os pacientes que são os mais precisam, os funcionários porque estão com seus salários atrasados ninguém trabalha satisfeito sem estar recebendo seu pagamento em dia. Você vai encontrar não só problemas como esses, mas também funcionário querendo ser dono do hospital, você só vai passar uma chuvar lá mais que se cubra bastante para não queimar sua pele.

O vereador Marcos Tácio, elogiou  o colega vereador Antônio Barbosa, acredita que o hospital de Elesbão Veloso vai estar em boas mãos, teve a oportunidade de trabalhar com o mesmo ele como vereador e secretário de educação sempre fui bem atendido, e como já foi falado aqui ele como diretor do hospital pelo menos o povo vai ter com quem falar e justificar o por que das coisas não estarem acontecendo, é uma pessoa qualificada para o cargo. Falou de alguns fatos presenciados por ele durante a semana no hospital estadual: não tinha  uma  receita azul para pacientes onde hoje 70%(setenta por cento) da população faz uso dessa receita,   não justifica, será se o governo não manda dinheiro  para confeccionar receitas,  como sabemos hoje em dia um  dos maiores caso de doença de todo brasil é diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e  colesterol, e quando se chega em um hospital passando mal e não se sabe o diagnóstico a primeira coisa a se fazer é medir a glicemia  e em nosso hospital não tinha uma fita para  medir. Desejo ao antônio   que quando entrar no hospital tomara que o estado venha fazer seu papel, porque não é só botar ele lá para pegar a bomba e estourar na mão dele, porque se for para fazer assim  como colega dele diria não vá, porque as dificuldades são grandes  e tudo gira ao redor da política e todo mundo sabe que a prefeitura de Elesbão Veloso vai cortar relação com o hospital e a prefeitura daqui para frente não vai ter culpa de nada, podia ter antes mais de agora em diate não terá mais. O pepino agora é do estado e você será um bom gestor até onde lhe derem boas condições de trabalho e que aqueles que lhe colocaram lá vistam a camisa e vão buscar o que realmente lá estar precisando, porque não adianta lhe colocar lá só como estátua ou só para mentir para o povo, não quero dizer que é mentiroso , mas vai chegar um ponto que vai ter que ter um jogo de cintura para se desviar de muitas coisas. Fez um pedido para o futuro diretor do hospital que a saúde dos elesbonenses esteja em primeiro lugar, se tiver que fazer cirurgias que dê preferência para o povo de Elesbão não quer dizer que não possa atender as demais cidades, pois não sei das dificuldades dos outros municípios menores, mas em primeiro lugar o nosso porque já aconteceu de sair daqui para levar  pacientes para fazer cirurgias na cidade de picos onde tem mais acesso, enquanto o hospital daqui pode fazer isso para nossos elesbonenses.

Ordem do dia: segunda e última discussão e votação do projeto de lei nº 002/2015  “que concede reajuste salarial aos servidores públicos municipais efetivos e comissionados e dá outras  providências. Aprovado por unanimidade dos votos válidos. . E nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão.  E para constar, lavrou-se a presente ata, que depois de lida e achada em conforme, vai assinada por todos os vereadores que dela participaram. 

Nenhum comentário:
Write comentários