quinta-feira, 30 de março de 2017

Paulo França reclama de atendimento na Saúde e pede melhorias no "lixão" e ativação do chafariz da Piçarra

 

O vereador Paulo França-PSB, cobrou melhor atendimento na área da saúde por parte da SMS. Para França, o dia da Mulher é todo dia, não somente no dia 08 de março,e que o atendimento em saúde também deve ser prestado todos os dias do ano.

Paulo França denunciou o caso de uma gestante que se dirigiu a secretaria Municipal de Saúde no dia dedica a mulher (08 de março), para receber atendimento, mas foi informada para procurar a SMS no dia seguinte e que até o presente momento não foi atendida

- A gente não pode direcionar atendimento apenas para um único dia, até porque não dá. Fica muito difícil isso - Falou França.

O vereador pediu que a prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde possa estar melhorando o atendimento em saúde no município não somente para as mulheres como também para toda a população que precisa de saúde.

- Então isso aconteceu e está acontecendo, o péssimo atendimento na secretaria de saúde ele persiste, eu até pensei que fosse melhorar nesse ano de 2017, e infelizmente até o momento continua as mesmas reclamações. - Falou Paulo França.

O vereador pediu que a secretária de saúde possa adotar uma melhor forma de atendimento a população.

- Está acontecendo com a gestante, que não está sendo atendida como deveria ser atendida, tá deixando de realizar os exames.. Caso esses exames não possam ser realizados pelo SUS, que seja atendida pelo convenio que existe, a secretaria de saúde tem um convenio com a clinica UDI, tem convenio com a clinica do Dr. Carlos Henrique (PRONTOCAP). E, a gente observa que é muito dinheiro envolvido, e o atendimento está deixando a desejar, alguns pegam tudo outros nada. Então é preciso dividir, é preciso melhorar isso. A Prefeitura, a secretaria o governo eles representam a toda população e não só uma categoria, uma família, um grupo, um bairro, uma localidade ele precisa atender a todos. Então esta havendo discriminação de maneira especial com a gestante. -

O vereador denunciou casos de idosos que segundo ele, já procuraram a secretaria Municipal de Saúde mais de seis vezes e até o momento não foram atendidos.

- Na única vez que conseguiram marcar, quando foi precisar do transporte, não tinha o carro, aí remarcaram, e só deus sabe quando isso vai remarcar. É caso serio e isso não pode tá acontecendo. Isso é um desrespeito quando a Secretaria deixa de realizar um serviço desses, é contra o que diz o estatuto do Idoso. E olhando o balancete, se vê a disponibilidade de recursos pra clinica que realiza esse serviço - Falou ele.

O vereador questionou a forma de prioridade adotada pela Secretaria Municipal de Saúde.

- Tem pessoas aí realizando exames, que eu tenho certeza que poderia ser dado outra prioridade, poderiam ser atendidos de uma outra forma, e não da forma que estão sendo. Então aquele que tem o rosto lindo, bonito, ele vai ser atendido pela UDI. Agora se você for fedorento aí não vai, tem que ir pelo SUS! Isso não dá nos dias de hoje, então que mudar isso, a Constituição, ela é bem clara nesse sentido, ela fala no seu artigo 5º que todos são iguais perante a lei. - Afirmou Paulo França.

Paulo França cobrou um melhor tratamento para os idosos e afirmou que conforme as leis, os idosos devem ser atendidos com prioridade. Para Paulo quando o idoso não é atendido conforme as leis, está sendo desrespeitado tanto a Constituição Federal como a lei Orgânica do Município.

- Nos somos legisladores e precisamos estar de olho com relação ao que diz a lei. Então se a lei diz que é pra todos serem tratados iguais, esta havendo diferença - Falou Paulo.

O vereador solicitou que a presidência encaminhe pedido de informação a Secretaria de Saúde sobre o porque de tratamento desigual aos pacientes na SMS.

- Por que estão tratando de maneira desigual, onde era pra todos serem tratados todos igual?. Porque a gestante não esta sendo atendida? Porque mandam (pacientes), irem depois e não resolvem, e fica por isso mesmo? Por que o idoso, vai seis vezes e não consegue marcar o exame, e na vez que consegue despacha porque não tem o transporte? - Questionou Paulo França.

Matadouro Público de Elesbão Veloso e Lixão

O vereador solicitou que seja encaminhado ao prefeito municipal, José Ronaldo Gomes Barbosa, oficio, pedindo uma recuperação urgente do local onde e é  depositado os resíduos sólidos. O vereador pediu que o município disponibilizasse uma máquina patrol para fazer a remoção desses detritos.

- O senhor prefeito José Ronaldo Gomes Barbosa, já foi eleito prefeito  pela quarta vez, e sabe e muito bem das necessidades do município, e queria aqui contar com a colaboração dos nobres colegas vereadores. Nobre  vereador Edi Rufino,, vossa excelência como líder e gostaria de estar contando com o seu apoio. O Município tem que disponibilizar uma máquina patrol o mais rápido,  não  pode é continuar  com esta, a céu aberto e os animais invadindo o local. Então é preciso nos cuidar, isso é saúde pública.! - Afirmou Paulo França.

Aparte do vereador Gonçalo Moura

O vereador Gonçalo Moura, afirmou que visitou o local recentemente juntamente com o vereador Edi Rufino, e pode constatar a real situação do local. O vereador informou que o poder executivo já providenciou maquinários para a remoção do material referido pelo vereador.

- Quero lhe comunicar que já está autorizado fazer o serviço de melhorias naquele local por parte do poder executivo, acredito que o líder do governo poderá informar melhor esta casa, a respeito desse assunto. É uma preocupação de vossa excelência como de e todos nós, más só estou lhe adiantando que estive lá no local, juntamento com o vereador Edi Rufino, para procurar a melhor maneira de melhor aquela situação.  - falou Gonçalo Moura.

Aparte da vereadora Graciosa Carvalho

A vereador indicou que o setor responsável, pudesse estar realizando uma reunião com os moradores que fazem a coleta do lixo no município, segundo a vereadora, os carros que fazem a coleta colocam material nos carros, que os mesmos não comportam e com isso o material fica caindo dos veículos até o referido local apropriado.

- Não é só limpar com o trator, tem que também conversar com os que fazem o transporte do lixo - Falou Graciosa Carvalho.

Contenção de gastos

O vereador Paulo França, disse concordar com a vereadora Graciosa Carvalho em sua fala, e falou que se é comentado muito no Brasil, a questão da contenção de despesas. O vereador questionou sobre a empresa que é responsável pra fazer a capina e remoção dos resíduos sólidos.

- Aqui nos temos uma empresa responsável pra fazer a capina e remoção dos resíduos sólidos. E parte desse serviço está sendo realizada pelo município. O tratorista quem paga é a prefeitura, o trator é da prefeitura, e eu queria saber, porque isso está sendo feito dessa forma.? Porque a empresa foi contratada, tem uma licitação. E essa licitação é pra empresa realizar esse serviço da limpeza pública do município, não é pro trator tá fazendo isso. E isso está acontecendo vereadora Graciosa! E isso não  é correto, é é preciso a gente tomar uma providencia. Denunciou Paulo França.

O vereador pediu ao vereador Edi Rufino como líder do prefeito, que o mesmo explicasse  porque a prefeitura realiza esse serviço, sendo que o município dispõe de contrato com uma empresa para realizar esse serviço.

- Porque essa empresa não realiza esse serviço? E tem que ser feito pelo  trator do município? - Indagou Paulo França.

Chafariz do Bairro Piçarra.

Eu fiz umas visitas aos moradores daquela região, e constatei que o chafariz esta desativado, o poder público simplesmente recolheu a chave e lá o matagal esta tomando de conta.

- Eu acho triste  essa história e queria dizer assim, a Agespisa, que é o órgão que cuida distribuição da água em nosso município. Ela apresenta problemas, e as vezes a gente fica um, dois até três dias, sem a distribuição da água. E aí, as pessoas recorrem ao chafariz, então se esses chafariz já existem a muito tempo funcionando, eles devem continuar. A prefeitura não deve construir outros, se assim decidir tudo bem, até entendo, mas deve continuar com os que já existem. - defendeu Paulo França.

Paulo França se mostrou insatisfeito com a medida adotada pelo executivo de desativar o chafariz do bairro Piçarra, e defendeu a conservação do mesmo, com também a reativação.

- Porque vai desativar esses chafariz? Primeiro que a prefeitura é responsável pelo patrimônio público. Então se ela vai cuidar desse patrimônio, é importante que esse patrimônio esteja servindo a comunidade. A comunidade não pode ficar desassistida de um chafariz que já existe e vai continuar existindo, porque a prefeitura entende que não deve funcionar. Porque não deve funcionar? Então as coisas precisam ser melhor planejadas. Se esse chafariz já existe, e se funcionava, ele deve continuar funcionando, ele continua sendo da prefeitura. As pessoas continuam lá, e naquele bairro, a maioria são pessoas de baixa renda vereadora Graciosa. Precisa dessa água! Porque a prefeitura tomou uma decisão desas? Mandou recolher a chave e fica por isso mesmo.? Porque não vão no meio de comunicação, faz uma reunião no bairro, o que, que custa? Tem a secretaria de comunicação pra isso, é pra exatamente fazer isso, divulgar. A informação é a alma do negocio! - Falou Paulo França.

O vereador  insistiu na tese que o poder executivo precisa justificar perante a sociedade o porque da desativação dos chafariz dos bairros Piçarra e Vermelha.

A prefeitura precisa fazer isso, vir a público e dizer porque tomou essa iniciativa do chafariz não mais funcionar o da Piçarra ou da Vermelha, sendo que as pessoas utilizam dessa água, de maneira especial aqueles que mais precisam. Encerrou Paulo França.

Nenhum comentário:
Write comentários