quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pinto Moura parabeniza empresária Socorro Macedo por faculdade e esclarece caso da desativação do SAMU

 

O vereador Pinto Moura-PT parabenizou a empresária elesbonenses Socorro Macedo pela iniciativa de trazer para o município, a primeira Faculdade da região, onde destacou que o investimento é bom para os filhos da cidade como também pode gerar renda no município.

- Quero aqui parabenizar a senhora Socorro Macedo, pela iniciativa de trazer a nossa cidade ma faculdade particular, isso é muito importante para o nosso município, para que os elesbonenses possam fazer um curso superior não se deslocando até Teresina. Isso também pode gerar renda na cidade, pois várias pessoas de outras cidades podem vir pra Elesbão Veloso, onde alugam casas, compram nos comércios e outros coisas mais! Afirmou Moura.

Parabéns pelo dia das Mães

O vereador parabenizou as colegas vereadoras pela passagem do dia das mães no último domingo (14), e falou em especial a sua que tem 82 anos.

- Quero aqui parabenizar minha mãe, Creusa Alves Barreto Moura, com seus 82 anos.

Pinto Moura parabenizou Elesbão Veloso pelos 63 anos de emancipação política e pediu ainda mais melhorias por parte do poder executivo.

- Quero parabenizar também nossa cidade, que esta completando seus 63 anos, e quero pedir ao gestor que fez e faça muito mais por Elesbão Veloso. Temos que torcer que dê tudo certo para nosso Elesbão e para o nossa povo. - Finalizou Pinto Moura.

Problemas na Rua Edwirges Barreto
O vereador relatou que foi procurado por moradores da rua Edwirges Barreto no bairro Matias e pediu uma melhor atenção quando da realização dos serviços por parte da prefeitura no tocante aos canos da Agespisa.

- Fui procurado por moradores daquela rua, e eles reclamam que durante a realização do serviço, foram quebrados vários canos. O servidores da Agespisa tiveram muito trabalho para reparar os vários canos quebrados. Conversei com o secretário Cícero Barreto para ter uma informação ao escritório local quando da realização deste tipo de serviço. - Afirmou Pinto.

Palco no Complexo de Zezi Soares

O vereador informou que quando da retirada do palco do complexo Zezi Soares, o mesmo questionou aos operários porque da retirada do mesmo, onde foi informado que seria para a construção de um maior.

- Me informaram que iriam retirar o palco, por causa da construção de um maior, já que iria acontecer a festa, aproveitaram para retirar logo. Só quero sugerir que construam laterais nesse novo palco, para ser mais confortável em dia de chuva. - Pediu Pinto.

Pinto destacou que a construção de um novo palco o município fará economia durante muitos e destacou que espera a realização da obra.

Como vossa excelência falou, a construção de um palco naquele local, já é uma grande economia que o município faz, com o dinheiro que se vai alugar um palco no próximo ano, dá pra construir um que vai durar muitos anos, durante várias gestões. Então esperamos isso.

Poliesportivo do Joana Nonata.

Pinto Moura informou que os vizinhos daquela quadra esportiva estavam reclamando da atuação de vândalos no local e pediu colocação de vigilantes no local para conservação do mesmo.

- Após a conclusão da obra, os vizinhos estavam reclamando dos vândalos. Então se não colocar vigilante no local, com poucos dias estará tudo danificado, só gastando dinheiro desnecessariamente. Enquanto não colocar vigilante é jogar dinheiro fora. - Afirmou Pinto Moura.

Cemitério da Lagoa de Fora

O vereador parabenizou a vereadora Graciosa Carvalho pelo pedido de delimitação do cemitério da Lagoa de Fora, através da construção de um muro e falou que a obra se faz necessário.

- Sobre o cemitério da Lagoa de Fora, vossa excelência esta de parabéns, meus avos são sepultados naquele local. Todos anos frequento aquele local e a construção de um muto é muito importante para que as pessoas não construam.-

Ambulância do SAMU

Pinto Moura informou que procurou o médico do incidente da possível desativação do SAMU na cidade onde o mesmo relatou sua versão sobre o fato.

- Procurei a direção do Hospital e em seguida falei com o médico, Dr, Patrick, o problema foi no dia 27/04. Dia que aconteceu esse incidente, ele fez a solicitação como de praxe e solicitou para o médico que era uma paciente idosa com AVC, onde ele teve que se ausentar do Hospital para fazer o acompanhamento dessa senhora até Teresina. Ele pediu para levar o técnico do SAMU que também presta serviços no Hospital. O médico da central falou que perfeitamente que a ambulância do SAMU suportaria sem problema, foi onde o médico falou que não, que era uma ambulância branca. Aí o médico da central do SAMU falou que não podia, aí o Dr, Patrick falou que não era de competência dele, era da a administração que resolvia esses problemas, a administração do SAMU. Aí foi onde se deu esse problema, mas isso foi dia 27/04. Depois disso veio a suspensão. Relatou Moura.

Para Pinto o médico o médico relatou não ter interesse na desativação dos serviços na cidade e pediu uma junção de forças para resolver a questão com urgência.

- Ele médico (Patrick), me informou que não tem interesse nenhuma em que o SAMU feche, até porque é um suporte para o Hospital Norberto Moura que é ambulância. Nós vereadores e o senhor prefeito precisamos procurar o governador para consiga uma ambulância padrão SAMU. Isso que é o importante, não ficar só relatando, precisamos ir atrás e resolver. Conversei com o diretor e ele me relatou que vai dar pra recuperar a ambulância, só que vai ter que ter licitação e tem prazos. Concluiu Pinto Moura.

Aparte do vereador Gonçalo Moura

Para Gonçalo Moura se o Hospital local tivesse uma ambulância o fato não teria acontecido e estaria tudo como antes e falou da necessidade do hospital também ter sua própria ambulância,

- Se o hospital tivesse uma ambulância própria não teria ocorrido nada, foi recebido uma e em menos de 20 dias houve um acidente, e não quero culpar ninguém. Mas se tivesse uma ambulância no Hospital não teria ocorrido nada. Agora no momento, qualquer necessidade do Hospital tem que ser disponibilizado a ambulância do SAMU, porque o Hospital não tem ambulância. Com isso sobrecarrega o SAMU.-

Para Gonçalo os novos modelos de ambulâncias já vem bem equipadas e que o caso ocorreu porque o médico não se sentiu confortável em ir na ambulância disponibilizada.

- Essa nova ambulância que o hospital recebeu, já vem bem equipada. Agora observados o relato das conversas de vossas excelências, se vê que ele (médico), não achou confortável ir dentro dessa ambulância. Se não houvesse a necessidade desse médico ir nessa ambulância, não teria tido problema nenhum.- Afirmou Moura

Gonçalo Moura afirmou ainda que o correto era a direção do Hospital ter feito seguro do carro na hora do recebimento, e que agora a ambulância é perda total.

- Mas o correto, quando se compra uma ambulância, e não quero criticar, ou falar só por falar. Mas o correto é todas as ambulâncias, no momento da compra, já tem que sair logo com seguro feito. Mas como se trata algo do governo do estado. Se tivesse seguro, o hospital receberia outra. E agora com isso é perda total.- Encerrou Gonçalo.

Aparte Elizeth Vieira

A vereadora Elizeth Vieira, informou que o serviços do SAMU se destinam apenas dentro do município para casos de urgência e emergência e que o transporte até Teresina é feito por outra ambulância, a vereadora pediu ambulância no Hospital para a população ser bem atendida e servida.

- A ambulância do SAMU, é para atender somente aqui dentro da cidade, ela não é pra transportar paciente pra Teresina, a não ser caso extremamente grave. O SAMU tem pessoal capacitado para atender casos de urgência e emergência. Então no caso do SAMU se ausentar do município quem vai prestar socorro em caso de acidente? Nos temos de ter ambulância no hospital também pra fazer esse transporte e a população seja bem servida. - Afirmou Elizeth

Aparte Paulo França 

O vereador afirmou que o transporte da idosa do caso do atendimento que gerou a possível desativação do SAMU, era necessário ser feito na ambulância do SAMU, independente do Hospital ter ou não uma ambulância própria.

- O transporte dessa senhora necessitava de uma ambulância do SAMU, mesmo que se o hospital tivesse uma ambulância, iria necessitar de um suporte maior. Porque a ambulância do SAMU é uma UTI móvel. - Falou França.

Aparte Cícero do Cabana

Vereador Cícero do Cabana relatou que quando da remoção do palco do Complexo de Lazer ficou bastante chateado quando do momento que visualizou o fato, mas que depois de conversas com pessoas da administração foi informado que o poder executivo irá contruir um palco moderno para receber grandes eventos.

- Eu questionei porque não fizeram logo esse palco, porque um aluguel de palco dá quase para construir um palco novo. Fiquei muito preocupado na hora, mas o que me informaram foi justamente isso que vossa excelência relata agora. Esperamos que seja construído com a maior rapidez possível. As peças foram levadas para o prédio do Cibrazém, para ficarem guardados lá. Falou Cícero do Cabana.

Nenhum comentário:
Write comentários