quinta-feira, 29 de junho de 2017

Fernando Moura pede parceria entre estado e município e elogia projetos em tramitação na CMEV

Na sessão do último dia 02 de junho, o vereador Fernando Moura-PP, iniciou sobre problemas no sistema de saúde público no Hospital Norberto que persistem com os usuários que buscam a casa de saúde.

- Quero pegar o gancho da saúde, vários vereadora já falaram, vereadora Elizeth, semana passada, bem aqui em Elesbão, foi internado um rapaz com um problema sugestivo de apendicite. Apendicite não, vesícula, e a gente sabe que a vesícula a pessoa sente dores as vezes dá febre pode criar uma infecção, pode suturar. Resultado, foi feito um pedido de regulação e nunca apareceu vaga, o hospital deu alta ao rapaz e foi esperar em casa. -

- Eu tive o prazer de passar dois dias no hospital, passei, foi um prazer de ser atendido lá. No sábado adoecei, no domingo internei, sai na segunda a noite, porque pedi o médico. Dr. me libere porque vou pra Teresina agora mesmo, peguei meu carro e fui segunda a noite pra Teresina. Tomava remédio e não fazia efeito, eu passe segunda-feira lá e não fui acompanhado nem por médico nem enfermeira. Fez comigo e fez com outros, e eu estava lá como paciente. Então é uma questão não só de Elesbão Veloso.- falou Fernando

Criticas a Copa e desvios de verbas públicas

O vereador criticou ainda a realização da Copa do Mundo no país e os escândalos de desvios de dinheiro no país.

- Nos tínhamos condição de fazer uma Copa do Mundo no brasil? Não! Quantas mil pessoas não estão passando fome ou morrendo de doença? Quanto de dinheiro foi desviado, desviado não, foi roubado. E esse dinheiro todo não dava pra melhorar não? A saúde. - falou Moura

Parceria entre estado e município.

Fernando Moura criticou a postura do governo do estado perante a situação e pediu parceria para resolução do problema.

- Existem 07 (sete) médicos todos fazendo residência, mas todos estão sendo pagos pelo Estado. Então o governo tem que melhorar, porque  quem não tem alternativa para fazer um tratamento de saúde acaba morrendo. Hoje em Elesbão Veloso só temos uma ambulância que é a do município, e essa mesma não pode rodar devido a problema ocorrido, e o município querendo solucionar, mas, não está sendo visto por conta de fuxico e denuncias. O estado tem que sentar, tem que fazer parceria, não pode brincar com saúde, o que ocorre hoje é só politicagem e não pode existir politicagem com saúde. Então tem que ser você faz uma parte e o estado outro. Temos Ultrassom, Raio-X e Centro cirúrgico e porque não funciona. O governo do estado tem que se interessar pois esta uma brincadeira da forma que esta. - falou Fernando Moura.

Iluminação pública no Capitão Mundoco

Fernando solicitou ainda providências na parte de iluminação pública, na avenida Capitão Mundoco, onde a mesma encontra-se as escura.

- Peço que o setor competente veja a situação da iluminação pública na Av. Capitão Mundoco, pois esta às escuras e os moradores pedem providencias. - falou Moura.

Projetos de lei em tramitação na CMEV

Comentou ainda sobre os projetos de lei apresentados para apreciação, onde é um dos autores do 007/2017, que dá nome ao Posto de Saúde do bairro Piçarra em homenagem ao ex-prefeito. Também falou sobre os outros dois projetos que dará o nome de Rodolfo do Tunda na Academia de Saúde no bairro Piçarra e a Creche que está sendo concluída no bairro Piçarra e receberá o nome de dona De Jesus Moura.

- O senhor João Coimbra deu sua contribuição politica para o município onde foi prefeito da cidade. Já sobre o outro projeto que homenageará o saudoso Rodolfo do Tunda, ele era um desportista e nada mais justo do que colocar seu nome em uma academia.

Creche De Jesus Moura

Sobre o projeto que homenageará a dona Maria de Jesus Moura, estou muito feliz por ser ela a minha avó materna, e foi a única representante do fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) do INSS em Elesbão Veloso, tenho o prazer de ser o neto mais velho do senhor Norberto Moura e de dona Jesus Moura e poder acompanhar a história dela, quero aqui agradecer aos autores do projeto, pela indicação do nome - agradeceu Fernando Moura.

Rua dos Prexedes

Fernando informou ainda que a administração esta trabalhando e resolvendo problema burocraticos para a pavimentação da rua dos Prexedes.

-O  prefeito já conversou com moradores da mesma, e tem alguns problemas que devem ser adequados para que possa ser executado os serviço de pavimentação daquela rua. - finalizou Fernando Moura.

Aparte Elizeth Vieira

- Nosso hospital aqui também tem que melhorar, precisa fazer alguma coisa pela população. Tem que ter mais atendimento, tem que fazer pequenas cirurgias, para que evite todo e qualquer problema ter que descolar com as pessoas pra Teresina. Nós temos um exemplo aqui de um hospital que funciona. Lá tem dermatologista, ortopedista, pediatra, cardiologista. Porque aqui não funciona? Faz exames, não é o modelo mas atende mais a população. Temos que ter uma atendimento de maior complexidade, o hospital de Elesbão precisa funcionar. - falou Elizeth Vieira.