sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Ata da 31ª Sessão da 16ª Legislatura da Câmara de Elesbão Veloso - 02-02-2018

 

Ata da trigésima primeira sessão ordinária da décima sexta legislatura da câmara municipal de Elesbão Veloso, piauí, realizada às vinte horas do dia dois de fevereiro de dois mil e dezoito  em sua sede, à avenida Benício Alves, 359, centro, sob a presidência do vereador Gonçalo Portela moura e com o comparecimento dos senhores vereadores; Aldemar Soares da Silva; Cícero Marcos de oliveira; Elizeth Gomes Vieira Cavalcante; Fernando Marcos moura vilarinho; Flávio José de Moura Neto; Graciosa Rodrigues de Carvalho; Marcos Tácio Lopes de Farias e Paulo Ferreira de França. Havendo número legal o senhor presidente declarou aberta a sessão. Em seguida a secretária da mesa efetuou a leitura da ata anterior que foi aprovada sem observação e por unanimidade dos votos. Expediente do dia: leitura do ofício nº 040/2017 da CMEV para PMEV; leitura do ofício nº 01/2018 da secretaria de saúde para CMEV. Prosseguindo a sessão, o senhor presidente concedeu a palavra aos vereadores inscritos para a oratória.  

O vereador Paulo França,  parabenizou o vereador Aldemar Soares pela iniciativa de trazer a esta casa o capitão Santos comandante da segunda companhia e o delegado local para falar sobre a segurança em nosso município, disse que foi um dia muito produtivo para os elesbonenses. Falou ter recebido reclamações com relação cães que estão transitando nas ruas e correndo risco de ataques, solicita do setor competente que faça a  apreensão dos mesmos, coloque em um lugar adequado e acione os proprietário. Agradeceu ao poder público municipal pelo serviço realizado na parte de calçamento nas vias públicas da cidade próximo ao senhor chico do tó onde foi recuperado o calçamento e em outros locais, também as câmeras de segurança que já estão sendo implantadas em locais estratégicos.  


O vereador Flávio Moura, questionou a respeito da quadra poliesportiva  se a energia foi reativada. E sobre a reunião ocorrida sobre a segurança do município, o capitão  santos falou que tem que ter uma iniciativa para procurar uma forma de ocupar o tempo dos jovens e assim tirá-los do mal caminho. Parabenizou o vereador Aldemar pelo iniciativa de trazer a nossa cidade o capitão santos para o mesmo esclarecer e tirar dúvidas sobre o policiamento em nosso município. Capitão santos fez pedido no sentido de todos os vereadores entre em contato com seus políticos  e faça um reforço sobre a segurança em Elesbão veloso, pois o número de ocorrências de delitos vem aumento a cada dia em nosso município. Falou sobre o pedido já feito anteriormente de uma rampa de acesso no complexo de lazer,  onde o mesmo foi procurado por cadeirantes que  reivindica a mesma para transitar com mais segurança e independência. Falou sobre o Morro do Cruzeiro onde pessoas frequentam para pagar promessas, disse que o mesmo estar abandonado precisando de reforma, que o setor competente tome providências nesse sentido. 


A vereadora Graciosa Rodrigues, falou sobre a reunião com capitão santos que não pôde estar presente, mas observou que os colegas vereadores indagaram algumas perguntas que gostaria de ter feito, e espera que encontrem um consenso, disse estar a disposição  para colaborar e procurar apoio  para dar os policiais, pois também estar vulnerável como qualquer um com relação aos assaltos e arrombamentos. Disse ao vereador Flávio Moura por ter reforçado   o pedido da rampa de acesso no complexo de lazer também já fez esse pedido, falou que isso se faz necessário e como já estão construindo o palco que possam fazer a rampa. Pediu informações ao vereador Flávio moura se a AGESPISA já tem algum plano trassado para solucionar o problema da água do bairro piçarra? Gostaria que o senhor presidente levasse ao poder executivo essa indicação no sentido de tentar solucionar a questão da falta de água no bairro Piçarra com a perfuração de um poço, pois esse problema já vem se arratando por muitos anos a população reclama por providências. Pediu ao setor competente a colocação de lâmpadas no bairro Grota do Feijão. 


O vereador Aldemar Soares, falou sobre a segurança do nosso município como já foi falado aqui a importância da presença do capitão santos juntamente com o delegado do município nesta casa, onde foi feito as reclamações dos vereadores que almejava ouvir e colocado as propostas de melhoria para a segurança em Elesbão Veloso, enfatizou que temos que trabalhar  com certeza com  o apoio do poder público  municipal para que possa conseguir  melhorar cada vez mais  a segurança do nosso município, uma das notícia importante foi a cidade de valença se transformando em batalhão e Elesbão Veloso vai ser a companhia, sendo assim vai ser mais fácil ter um contingente  maior, e temos que trabalhar e cobrar da esfera estadual para que possa acontecer isso o mais rápido possível para que possamos tranquilizar mais a população de Elesbão Veloso. Com relação as câmeras de segurança é muito importante essa iniciativa do poder executivo, já foram instaladas 10 (dez) câmeras e a informação que tem é que será colocado 23 (vinte e três) em toda cidade, acredita que vai melhorar cada vez mais o trabalho dos policial. Disse que irá procurar o setor competente para que possa regulamentar a questão da iluminação do quadra poliesportivo  citada pelo vereador Flávio Moura, pois é importante o incentivo aos jovens para o esporte, lembrou o destaque da banda 13 de maio e porque não destaque em outras modalidades? Disse que é preciso trabalhar junto com o município para um futuro melhor de nossas crianças.  


O vereador Cícero do Cabana, parabenizou o poder executivo pela implantação das câmeras de segurança em nossa cidade e a vereadora Elizeth que fez essa indicação para melhorar a segurança no município, informou que no total são 32 (trinta e duas) câmeras de segurança e não 23 como foi citado anteriormente. Sobre a questão dos furtos e arrombamento que vem acontecendo, disse que sua casa de show Spazzio foi vitima também no mês de dezembro e espera que venha mais segurança para o nosso município. Disse que esteve em Teresina  no vii (sétimo) congresso da FETAG, onde o sindicado de Elesbão Veloso é afiliado,  são 224 sindicatos filiados a essa entidade onde tiveram debates sobre o momento que o pais, estado e também nossa cidade estar passando sobre a agricultura familiar, estava no evento o governador Wellington Dias e outros, disse ter tido a oportunidade de cobrar algumas coisas para o  município como o hospital Norberto moura que está uma vergonha pacientes sendo deslocados em carros inadequados, o mesmo fez muitas promessas  vamos esperar para vê se vem alguma coisa para Elesbão veloso, deixou claro que ele precisa fazer algo em  nosso  município para que tenha votos. Reforçou novamente que a maior renda que temos no município são dos aposentados e estamos preocupados com essa reforma da previdência, o governo fala que não vai mexer com os trabalhadores rurais, mas na verdade serão prejudicados sim é importantes que os deputados do piauí sejam cobrados para que não vote contra os trabalhadores rurais. Sugeriu que faça uma comissão para vê com o prefeito municipal porque em Elesbão Veloso não pode ser feito alguns quebra-molas, pois se faz necessário para diminuir a quantidade de acidentes ocorridos em nossa cidade, porque tem algumas ruas consideradas perigosas que necessita não só de sinalização como dos quebra-molas, disse não conhecer nenhuma lei que proíbe a construção dos mesmos nas vias da cidade. Falou a respeito da necessidade de mudança no horário das sessões na câmara municipal porque fica muito tarde para a população participar, disse já ter sido procurado por pessoas que justificaram não participar por ser tarde demais, sugeriu que entrassem em um consenso de colocar em horário um mais cedo. 


O vereador Marcos Tácio, falou sobre um assunto já debatido muitas vezes aqui nesta casa e pede o apoio para os colegas vereadores sobre os problemas no hospital Norberto moura, o mesmo já vai fazer 03 (três) meses que não paga os serviços prestados, sugeriu fazer uma comissão com os vereadores como representante do povo para que a população podesse vê que estamos tentando resolver, que fôssemos ao hospital tirar fotos dos problemas que vem passando o mesmo, tem paredes com rachaduras, os quartos dos pacientes tem um mal cheiro insuportável, os ar condicionados estão quebrados, disse não está criticando ninguém quer somente que todos se junte para uma visita no hospital, se preciso for falar com o governador ou com quem for preciso para que possa resolver esses problemas, pois esse hospital já foi referência, hoje os banheiros estão em situação decadentes, as portas do centro cirúrgico amarradas com papelão, falta  medicamentos e lembrando que já faz muito tempo que não nasce nenhuma  criança nesse hospital, tem a questão da ambulância que houve uma fatalidade de acidente, mas não justifica uma cidade com o porte de Elesbão Veloso não ter uma ambulância no hospital, disse está fazendo um apelo para que todos os vereadores faça uma visita no mesmo tire fotos e faça filmagem dos problemas, e que possa ir atrás para tentar resolver essas questões citadas para que todos elesbonenses possa ter um atendimento melhor, sabemos que os recursos são poucos, mas algo tem que ser feito. Sobre a segurança participou da reunião com capitão santos, vamos aguardar o que foi falado aqui pelo mesmo e se não acontecer, formar uma comissão para ir atrás de soluções. 


O vereador Fernando Moura, também falou a respeito do hospital local que concorda com o vereador Marcos Tácio, já debatemos esse assunto várias vezes aqui, disse que Elesbão Veloso é um município bem desenvolvido e passamos o final de dezembro e o mês de janeiro sem nenhum ambulância tendo que recorrer por várias vezes a cidade de Francinópolis ou carros inadequados para o transporte de pacientes, disse participou de um encontro na PM e falamos desse assunto com o governador onde o mesmo chamou o secretário  de saúde para que pudesse vê a questão de Elesbão Veloso, mas nada foi feito, disse não está aqui para criticar e sim para procurar o melhor para o município e sendo assim temos que cobrar para que algo seja feito, enfatizou que na questão de segurança e saúde não deve ter política no meio, porque dessa forma  não funciona. Sobre a falta de água em nossa cidade tem o bairro Capitão Mundoco, Biriquinha, vermelha e uma parte do Cirino que passam por esse problema, há uma falta constante de água onde a AGESPISA deixa a desejar, sabemos que tem vazamento de água em várias ruas com canos estourados e a AGESPISA daqui não tem material suficiente para repôr, como já falou aqui anteriormente tem que ter uma parceria com a prefeitura com o também o hospital, e a prefeitura também precisa do hospital, tem vários procedimento que poderia ser feito no hospital e não faz reforçou que tem que deixar a política de lado para que possa melhor o atendimento a população. Com relação a segurança de Elesbão Veloso em todas as reuniões falamos desse assunto e só aumenta as ocorrências de assaltos e arrombamentos, disse não entender construção de nova delegacia com um custo alto, pois o que não temos são policiais para trabalhar, disse que teve a oportunidade de conversar com o capitão santos sobre a questão da falta de policiais em nossa cidade, citou Francinópolis que tem parceria com o município são 06 (seis) policiais e aqui são  08 (oito), aqui pode até trazer inúmeros policiais, mas se não fizer o trabalho de inteligência de desarticular as coisas que estão acontecendo aqui vai permanecer do mesmo jeito, disse que policial para ficar dentro da delegacia não serve tem que fazer ronda, pois esse é o motivo de muitas reclamações da população. Falou da necessidade de quebra-molas em alguns pontos da cidade como na rua do fio e 13 de maio onde acontecem maior número de acidentes com moto. Fez indicação verbal para a construção de uma quadra de esporte na comunidade baixa do curral. 


A vereadora Elizeth Gomes, fez pedido aos colegas vereadores que quando houver ou tiver a pretensão de realizar alguma reunião que tivesse o cuidado de avisar com antecedência para que todos possam se organizar e possa se fazer presente, pois muitas vezes alguns não podem participar por terem outros compromissos e precisa de tempo para se organizar. Agradeceu ao poder executivo por está executando uma indicação sua já antiga da instalação de câmeras de seguranças em locais estratégicos da cidade, disse que isso é um avanço e uma conquista que está satisfeita em poder contribuir com essa ideia de trazer essas implantações de câmeras, a cidade merece e estava faltando esse monitoramento para maior segurança da população, pois mediante essas instalações temos como detectar quem entra e quem sai dentro do nosso município. Sobre a questão das ambulâncias, disse não justificar uma cidade do porte de Elesbão Veloso está sendo socorrida por uma cidade menor do que a nossa, reforçou que estar errado, pois nosso município é quem deveria socorrer os municípios menores, enfatizou ser um descaso total e que algo precisa ser feito para mudar essa situação. 


O vereador presidente Gonçalo Moura, desejou a todos um bom retorno e que possamos trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso município. Também sugeriu um diálogo para que cheguem a um consenso a respeito da mudança de horário das sessões, que possam avaliar o pedido do vereador Cícero Marcos para que não seja preciso entrar com projeto de emenda sobre esse assunto.   


Ordem do dia: não há matéria. E nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão. E para constar, lavrou-se a presente ata, que depois de lida e achada em conforme, vai assinada por todos os vereadores que dela participaram.

Nenhum comentário:
Write comentários