domingo, 25 de fevereiro de 2018

Pinto Moura esclarece problemas no Hospital e pede melhorias no cemitério da Lagoa de Fora

 

Vereador Pinto Moura esclarece situação do Hospital Norberto Moura.
Na sessão do último dia (09), o vereador Flávio Moura-PT, iniciou sua fala prestando seus sentimentos a família dos senhores Valdir Soares e a Augusto Moura, ambos falecidos no inicio deste mês de fevereiro e aproveitou para cobrar do poder executivo melhorias no cemitério da Lagoa de Fora no bairro Capitão Mundoco, para o vereador o local necessita de melhorias com urgência.

- Na ocasião do sepultamento do senhor Augusto Moura, a própria família pediu que eu e o vereador Paulo França, fizessem pedidos de melhorias para aquele cemitério, com a construção de muro, se não for adotada alguma medida, dentro de alguns dias vai ter tumulo junto a UBS, pois já, tem cova próximo a calçada. Pedimos ao poder executivo que faça algo, pois se não vai ficar a UBS com o cemitério praticamente na calçada. Falou Moura.

Situação do Hospital Norberto Moura

O vereador levantou questão tratado na sessão anterior em (02), quando na ocasião o vereador Tácio Loes-SD, denunciou a situação em que se passa no Hospital Noberto Moura, onde Lopes afirmou que a estrutura do orgão estaria muito deficitária ao ponto da porta do centro cirúrgico esta sendo improvisado papelão e atraso no pagamento dos funcionários do local.

- A respeito do Hospital que foi debatido semana passada, a gente entende que o hospital realmente necessita de melhorias, só que vossa excelência sabe que é um órgão do estado, não depende só da gente. Nós cobramos, corremos atrás, reivindicamos e fazemos de tudo. Por exemplo temos um oficio do dia 01/08/2016, que foi enviado para lá, pedindo uma reforma geral do prédio, pra acomodar os pacientes e os próprios funcionários. Teve essa fatalidade com essa ambulância, mas não é falta de nós estarmos cobrando, a gente cobra, e a respeito do atraso de pagamento dos funcionários, temos o sistema SIAFI, que é um sistema do governo que todo ano ele fecha dia 15 de dezembro, e veio abrir agora, quarta-feira (07), e librou dois meses, então estamos praticamente em dia com os prestadores. Só vai ficar faltando o mês de janeiro. Mas isso não depende da gente, aqui de Elesbão Veloso, é coisa do estado que encontra em deficiência em vários locais. -

Moura continuou seu discurso e citou exemplo de municípios do estado que a situação estaria pior que o Hospital de Elesbão Veloso e pediu que o vereador Tácio Lopes, solicitasse ao seu deputado estadual, atual diretor de da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos que intervisse junto ao governador Wellington Dias.

- Vou dar um exemplo aqui, Campo Maior e Demerval Lobão e Picos tem cinco meses de atrasos, nós estamos aqui com três e estamos pagando agora dois meses, novembro de dezembro e ficando somente janeiro, então com tanta dificuldade a gente tem é que agradecer, a gente quer mais com certeza, pedimos que o poder público estadual olhe pra gente. Eu verifiquei lá, e constatei que a porta não esta com papelão, os ar-condicionados estão todos funcionando, mas o certo é a pessoa olhar. E quero pedir ao colega vereador, que tem um deputado forte, que é o Pablo (Santos), da Fundação Hospitalar,  mas não custa nada vereador, fazer um oficio e pedir que o deputado (Pablo), leve ao senhor governador essa reivindicação. -

Acidente com a elesbonense "Toinha"

O vereador afirmou que no caso do acidente com a elesbonenses Toinha ocorrida no final do mês de janeiro, o falecimento da mesma não se deveu a falta da ambulância, e que a chegada da ambulância de Francinópolis a Elesbão Veloso foi rápida. O vereador aproveitou para justificar que corre atrás da resolução dos problemas de Elesbão Veloso continuamente.

- No caso da Toinha, não houve demora na chegada do socorro e ela não faleceu por este motivo. Eu sugiro que vossa excelência converse com o diretor para ele lhe dar uma melhor explicação, porque eu só peguei algumas coisas, mas se tiver oportunidade de conversar com ele, ele lhe explicar mais alguma coisa. A gente ficar preocupado e as pessoas cobram a gente como se a gente não tivesse preocupação de correr atrás. Quem é que não quer que todo mundo passe bem? -

Pinto Moura encerrou afirmando que a previsão do inicio das obras no Hospital Norberto Moura, deve ocorrer entre fevereiro e março e informou que essa informação é repassada pelo pessoal do governo do estado.

- Estou entendo sua preocupação e queremos é o melhor, nossa intenção não é complicar ninguém e brigar. Tivemos uma reunião em novembro com o secretário Estadual de Saúde, a licitação esta tramitando e talvez entre fevereiro e março já, estejamos no ponto de iniciar a reforma. -


Aparte do vereador Tácio Lopes

O vereador Tácio Lopes-SD, pediu aparte ao vereador Pinto Moura-PT, onde agradeceu ao governo ter pago os salários que estariam atrasados no Hospital Norberto, justificou a responsabilidades do deputado Pablo Santos e convocou os vereadores para fazerem uma visita ao Hospital já, na manhã de sábado (10).

- Queria agradecer que os salários foram pagos, mas sobre os outros municípios, nos não podemos fazer nada por eles não. Não critiquei o diretor nem ninguém que esteja a frente do Hospital, só que como vereador quero o bem da população, sabemos que o Hospital tá muito pouco, e eu queria era que aqui estivesse em dia. Sobre o Pablo Santos, o Hospital Norberto Moura não esta na responsabilidade dele e já, pedi melhorias para o nosso Hospital. Porque melhorando vai melhorar é pra todos nós que residimos em Elesbão Veloso e já, convidei os vereadores para amanhã (10), visitar o Hospital e fazendo essas cobranças fica até melhor para a direção. Já tem uns dois meses, que só esta chegando médico a noite, e as reclamações que recebemos é essa. - falou Tácio.

Aparte do vereador Paulo França.

O vereador Paulo França-PSB, fez aparte ao vereador Pinto Moura, onde pediu que fosse realizado uma audiência pública ao invés de visita ao Hospital. Para Paulo é importante verificar se cada um cumpre com suas atribuições, onde o município cuidaria da saúde básica e o Hospital da pate de urgência e emergência.

- Realmente o Hospital precisa melhor e colocar em funcionamento o Raio-X e o aparelho de Ultrassom, minha sugestão é que possamos fazer uma audiência pública, entre Diretor do Hospital, Secretária Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e nós vereadores, pois precisamos verificar vários setores como o funcionamento do Hospital e das UBS, saber se cada órgão esta cumprindo suas atribuições. - Falou Paulo.

Nenhum comentário:
Write comentários