segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ata da 44ª Sessão da 15ª Legislatura da Câmara de Elesbão Veloso - 08-08-2014

 

Ata da quadragésima quarta  sessão ordinária da décima quinta legislatura da câmara municipal de Elesbão Veloso, Piauí, realizada às vinte horas do dia oito de agosto  de dois mil e quatorze em sua sede, à avenida Benício Alves, 359, centro, sob a presidência do vereador Gonçalo Portela Moura e com o comparecimento dos vereadores: Antônio de Sousa Barbosa; Cícero Marcos de Oliveira; Elizeth Gomes Vieira Cavalcante; Fernando Marcos Moura Vilarinho; Genival Santos da Silva; Marcos Tácio Lopes de Farias; Paulo Ferreira de França e Valmir Clarindo Salgueiro da Silva. Havendo número legal o senhor presidente declarou aberta a sessão.

Em seguida o secretário da mesa efetuou a leitura da ata anterior que foi aprovada sem observação e por unanimidade dos votos. Expediente do dia: leitura do projeto de lei nº 014/2014 do poder executivo que institui no município de Elesbão Veloso o pagamento do incentivo financeiro do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade de atenção básica (PMAQ-AB), denominado componente de qualidade do piso de atenção básica, e dá outras providências; leitura do indicativo da vereadora Elizeth Gomes; leitura do ofício nº 025/2014 da CMEV para PMEV; leitura de 13 (treze) comunicados do ministério da saúde. Prosseguindo a sessão, o presidente concedeu a palavra aos vereadores inscritos para a oratória.

O vereador Paulo França, parabenizou a iniciativa  do projeto de lei  nº 014/ 2014  colocado para apreciação dos vereadores, ressaltando  a  importância,  motivação e incentivo que o mesmo dará aos funcionários e assim prestará um serviço de melhor qualidade, pois o atendimento hoje principalmente na área da saúde vem deixando a desejar,  recebeu  informações do mal atendimento por parte do setor de saúde, tem pessoas que moram na zona rural e quando chegam para marcar consulta não tem mais vaga, pede que a secretaria de saúde reveja essa forma de atendimento, principalmente na questão dos  médicos para contemplar  a zona rural. Solicita do poder executivo para a intervenção  nas ruas padre Luís Brasileiro até  a rua João Luís Coimbra no bairro piçarra,  pois as mesmas  encontram-se com dificuldade de acesso,  necessitando serem desobstruídas,  no local tem vários obstáculos, temos pessoas que já iniciaram construção e  outras que desejam iniciarem suas edificações e não tem acesso por conta do abismo na rua, é importante que o município faça essa intervenção para que possa melhorar o aspecto  e posteriormente beneficiá-los com calçamento, assim evitar que pessoas  façam uso indevido das  vias. Solicita novamente do poder executivo, a reparação das valas na avenida João XXIII, disse que foi vítima, sua moto teve problemas por conta desse defeito no asfalto, precisa elevar o nível para ficar igual da pista, citou também a rua Marcos Parentes, mais precisamente no cruzamento que dá acesso à rua do Fio, temos uma dificuldade para trafegar por esse local à via ficou superior ao calçamento, pede que o setor competente faça esses rebaixamentos para melhorar o tráfego. Pede informações a respeito do programa luz para todos no município, se o mesmo vai retomar e quando, e quanto ao programa da água para todos e poços tubulares, tivemos acesso a oito licenças para perfurações em nosso município, gostaria de saber como anda essa questão.   Falou a respeito da segurança no município e sugeriu uma conversa com o delegado para saber de que forma está sendo feito essa segurança e o que pode melhorar, pois a população estar sentindo-se insegura. Solicita a iluminação pública dos bairros que ainda não foram contemplados como, matadouro e Capitão Mundoco.


O vereador Genival, informou que dia 22 do corrente mês terá mutirão de políticas sociais voltado para a saúde do homem com várias especialidades médicas e a realização de exames e será em homenagem ao mês dos pais.  Falou da dificuldade de trafegar na rua Raimundo Flor por conta de materiais colocado na no meio da rua, falou também da estrada que vai para a propriedade do de seu pai, onde havia muito lixo espalhado e após procurar o secretário s.r. Chico Pinto o mesmo mandou limpar a estrada, falou da preocupação do município se adequar à lei dos resíduos sólidos, pois o prazo já expirou e até o momento não foi possível. Comentou o programa luz para todos e de um ofício que foi entregue ao senhor governador na última visita ao nosso município, a respeito da comunidade Boeiro e o que foi informado, é que tem um débito enorme que a presidente Dilma por conta dos jogos ou por outro motivo teria sucateado o brasil e que dificilmente esse programa luz para todos voltará esse ano de 2014. A respeito  do sistema de marcação de consulta disse que é insuficiente apenas dois dias por semana porque  a demanda é grande, acredita que a pessoa que precisa de uma consulta de qualquer naturalidade, se a prefeitura não tiver recursos suficientes para mandar essas pessoas para Teresina, então que dê a consulta marcada ou um meio de resolver o problema, sugeriu o envio de ofício para a secretaria de saúde, para destinar um funcionário exclusivo para marcação de consulta para melhorar o atendimento e vê a possibilidade  de aumentar os dias de marcação.  

A vereadora Elizeth Gomes,  falou a respeito de seu indicativo disse que a construção de 06(seis) mata-burros da fazenda tapera a fazenda brejinho, faz-se necessário por conta das cancelas  e a pessoa ter que parar para fechar, e  dos animais que ficam passando de uma propriedade para outra, trazendo transtorno para os proprietários, é uma reinvindicação antiga e que até o momento não foi atendida,  os  proprietários já se  prontificaram  em  tirar a madeira, então o poder executivo entraria só com a mão –de- obra, pede que o mesmo tome uma iniciativa e dê uma resposta para essas famílias. Falou da dificuldade que as pessoas estão sentindo  principalmente os idosos no sentido de  retirar seu benefício junto ao banco do brasil, pois quando chegam lá, não tem dinheiro  nos caixas eletrônicos, os carros forte não estão vindo abastecer  a agência  bancária  de  Elesbão  Veloso,  deixando a cidade parada dependendo exclusivamente da movimentação do comércio, pede a colaboração dos demais vereadores para  que se faça alguma  coisa  para  solucionar esse problema que é de grande importância para a cidade. 

O vereador Antônio Barbosa, falou novamente da reivindicação de professores da zona rural que estão fazendo trabalho triplo, de professor, zelador, merendeira e que carregam água, onde ainda não tem encanada para as crianças, e vem cobrando que prefeitura municipal através da secretaria municipal de educação disponibilize para essas escolas merendeira e zeladores para facilitar o trabalho dos professores. Teve informações que na comunidade do capim pubo recebeu um grande reforço de zeladores e merendeiras, porque  também não é colocado  nas outras escolas como; santa helena, baixa do curral, serra do carneiro, Betônica, tabuleiro grande, malhada, repartimento, puba, mosqueada, alta vista, todas elas precisam desses funcionários, reivindica do poder executivo que  contemple também essas comunidades, pois os professores estão cansados de trabalharem sozinhos sem ajuda de  pessoas  para fazer a merenda para os alunos.  

Ordem do dia:  não houve matéria. E nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão.  E para constar, lavrou-se a presente ata, que depois de lida e achada em conforme, vai assinada por todos os vereadores que dela participaram.

Nenhum comentário:
Write comentários