sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ata da 47ª Sessão da 15ª Legislatura da Câmara de Elesbão Veloso - 12-09-2014

 

Ata da quadragésima sétima sessão ordinária da décima quinta legislatura da câmara municipal de Elesbão Veloso, piauí, realizada às vinte horas do dia doze de setembro de dois mil e quatorze em sua sede, à avenida Benício Alves, 359, centro, sob a presidência do vereador Gonçalo Portela Moura e com o comparecimento dos vereadores; Antônio de Sousa Barbosa; Cícero Marcos de Oliveira; Elizeth Gomes Vieira Cavalcante; Fernando Marcos Moura Vilarinho; Genival Santos da Silva; Marcos Tácio Lopes de Farias; Paulo Ferreira de França e Valmir Clarindo Salgueiro da Silva. Havendo número legal o senhor presidente declarou aberta a sessão. 

Em seguida o secretário da mesa efetuou a leitura da ata anterior que foi aprovada sem observação e por unanimidade dos votos. Expediente do dia: leitura do ofício nº 029/2014 da cmev para a PMEV; leitura do ofício nº 030/2014 da CMEV para secretaria de Educação; leitura do indicativo  de autoria do vereador Valmir Salgueiro. Prosseguindo a sessão, o presidente concedeu a palavra aos vereadores inscritos para a oratória. 

O vereador Antônio Barbosa, solicitou providências à secretaria de saúde para disponibilizar transportes para algumas pessoas que necessitam de fisioterapia, pois há casos que requer mais cuidados do setor competente, disse que  visitou  duas pessoas que necessitam se locomover até o centro de fisioterapia e por falta do transporte não estão conseguindo fazer seu tratamento por completo.  Observou  que está faltando transporte na saúde e na educação e que tem ônibus da prefeitura parados e carros particulares rodando com alunos. Indicou a recuperação do cruzamento das ruas Tiradentes com à Afonso Mafrense, pois já foi feito anteriormente, mas não ficou um serviço de boa qualidade e as pedras estão soltas, e na rua Mozar Soares Cavalcante, cruzamento com a Raimundo Flor que dá acesso à cooperativa. Também há uma preocupação com relação as máquinas que estão trabalhando por trás da antiga olaria, especialmente na rua Julião Teles Taveira, Edwirges Barreto e Raimundo Flor, onde estão sendo abertas estas ruas, por conta disso estão aterrando um córrego  que desce das encostas dos morros, e consequentemente se não houver a colocação de manilhas ou boeiros vai trazer transtornos futuros para os moradores da região, pede providências. 

O vereador Paulo França, solicitou novamente a elevação das valas no calçamento da avenida João XXIII, Coronel Antônio Teixeira cruzando com a rua Mundica Mendes Loiola e Coronel Antônio Teixeira com a Eurípedes de Aguiar está causando transtorno aos transportes, disse que recebe  muita cobrança da população, e não justifica a Prefeitura dizer que não tem recurso e que não pode fazer, é um investimento pequeno,  mas que trará um benefício grande para toda comunidade, pede mais uma vez que  atenda  essa solicitação no menor espaço de tempo possível, para que possamos dá uma resposta  a população.  Solicita da secretária de educação informações por qual motivo os ônibus que transportam os alunos estarem muito sujos, gostaria de saber o porque desses ônibus não estarem sendo lavados,  pois a prefeitura tem contrato com  o posto para fazer essa limpeza. Ou não existe mais esse contrato? Pede que resolva o problema, pois há muitas reclamações de alunos e pais de alunos. Solicita da secretaria de saúde  melhorias  no atendimento as pessoas que saem daqui para Teresina em veículos do município da secretaria de saúde,  as mesmas foram deixadas sem condições para chegar até a casa de apoio, não é a primeira vez que acontece isso já  reclamou  várias vezes aqui do mesmo problema e continua acontecendo, pede que a secretária de saúde reúna  os motoristas que estão fazendo esses transportes e que os mesmos quando deixarem os pacientes em determinados lugares não ficarem incomunicáveis, assim evitar um transtorno maior, pede  providências também que  atenda  os casos de pessoas que precisam de consultas e não estão conseguindo, pois  em outros  hospitais de Teresina onde  a demanda é bem maior a pessoa não fica sem atendimento. Reclamou do caso da localidade baixa do curral que não tem  nenhuma  pessoa  para  ligar e desligar o chafariz, esse serviço é feito por moradores, pede que medidas sejam tomadas no sentido de melhorar  essa situação. Comentou a respeito de um pedido feito anteriormente pelo vereador Fernando Moura, a limpeza da rua Ursulino Coimbra, só que o serviço que foi feito não atende as necessidades daquelas famílias, pois as mesmas pleiteiam é o calçamento, peço informações sobre a realização de calçamentos no município. Pede informações também a respeito da rodoviária, a previsão para o funcionamento  e de que forma vai funcionar, ou se vai servir só para guardar os carros da prefeitura, essas informações são necessárias para que possamos repassá-las a população. 

Ordem do dia: segunda discussão e votação do projeto de Lei nº 014/2014, que institui no município de Elesbão Veloso o pagamento do incentivo financeiro do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade de atenção básica (PMAQ-AB), denomina do componente de qualidade do piso de atenção básica variável – PAB variável, aos profissionais da atenção básica, e dá outras providências”. Aprovado em segunda discussão e votação por unanimidade dos votos válidos. E nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão. E para constar, lavrou-se a presente ata, que depois de lida e achada em conforme, vai assinada por todos os vereadores que dela participaram. 

Nenhum comentário:
Write comentários