sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ata da 50ª Sessão da 15ª Legislatura da Câmara de Elesbão Veloso - 10-10-2014

 

Ata da quinquagésima sessão ordinária da décima quinta legislatura da câmara municipal de Elesbão Veloso, Piauí, realizada às vinte horas do dia dez de outubro de dois mil e quatorze em sua sede, à avenida Benício Alves, 359, centro, sob a presidência do vereador Gonçalo Portela Moura e com o comparecimento dos vereadores; Antônio de Sousa Barbosa; Cícero Marcos de Oliveira; Elizeth Gomes Vieira Cavalcante; Fernando Marcos Moura Vilarinho; Genival Santos da Silva; Marcos Tácio Lopes de Farias; Paulo Ferreira de França e Valmir Clarindo Salgueiro da Silva. Havendo número legal o senhor presidente declarou aberta a sessão.

Em seguida o secretário da mesa efetuou a leitura da ata anterior que foi aprovada sem observação e por unanimidade dos votos. Expediente do dia: leitura do projeto de lei nº 017/2014 – que dispõe sobre a nomeação da rua Deoclídes Absolon da Silva na continuação da rua Olavo Martins, situado entre as ruas Piauí e a rua do Amarante; leitura do ofício nº 032/2014 da CMEV para PMEV; leitura do ofício circular nº 020/2014 do ministério do desenvolvimento social; leitura de 03 (três) comunicados do Ministério da Educação; leitura do indicativo de autoria do vereador Fernando Moura. Prosseguindo a sessão, o presidente concedeu a palavra aos vereadores inscritos para a oratória.

O vereador Marcos Tácio, agradeceu toda população elesbonense que confiaram  e puderam lhe ajudar, disse que as portas estarão abertas para aqueles que  votaram ou não no vereador. Falou do projeto de lei de sua autoria, foi procurado pelos familiares do sr. Deoclides Absolon da Silva, um dos primeiros moradores de Elesbão Veloso, fazia gibão, chapéu de coro, sandálias, era conhecido por toda região pelos seus produtos,  quando faleceu deixou quase um hectare de terra dentro da cidade, atualmente  neste terreno está sendo aberto uma  rua, então os familiares solicitam que essa rua aberta dentro do terreno que lhe pertencia, leve  o seu nome, por isso pede a ajuda dos colegas vereadores para que colaborem na aprovação do referido projeto lei.

A vereadora Elizeth Gomes, agradeceu as pessoas que acompanharam ela e ao vice-prefeito Tufy Holanda, na última eleição de 05 de outubro de 2014, são pessoas que confiam e que tem um compromisso com os mesmos.  Comentou a respeito das colocações do vereador paulo frança na sessão anterior com relação ao  mal atendimento a população, por fazer parte do grupo do sr. Prefeito Ronaldo Barbosa, por muitas vezes também  já passou pela mesma situação e o vice-prefeito que também deve ter participação, procurando resolver as necessidades da população,  é dever dele e seu como representante do povo, e, por muitas vezes não são atendidos em seus pedidos banais pelos  secretariados,  não sabe o motivo, mas  se sente insatisfeita  com atitudes  de alguns, pois fazemos parte de um grupo  e não somos respeitados  da forma que deve ser, acha que tem que melhorar  a forma de atendimento dos secretariados porque a polução precisa de atendimento e é obrigação do poder público prestar  esse serviço.

O vereador  Valmir Salgueiro,  solicita a intervenção do poder executivo e secretário de obras na recuperação do calçamento das ruas em frente ao club recreativo, nas ruas  próximo a ponte Luís Rufino,  isso se deve aos caminhões  muito pesados que estão entrando na cidade sem fiscalização causando prejuízos para  os cofres  de nosso  município, precisamos procurar uma maneira para resolver isso, talvez uma pequena fiscalização  resolvesse.  Falou  a respeito  das eleições do dia 05 de outubro  de 2014,  disse que se sentiu de bode expiatório nessa eleição de deputado, deixou claro para o sr. Prefeito Ronaldo Barbosa, que não votaria de maneira alguma no candidato  Wilson Martins, e o mesmo não lhe cobrou nada pela sua opção. O problema é que votar em grupo tem sempre alguns que querem dizer que trabalhou mais  do que o outro.  Não deixou de votar em João Madson porque deu sua palavra, distribuiu todo o material de campanha que chegou em sua casa, mas se sente desmotivado pelos comentários maldosos de algumas pessoas. O resultado que teve nessas eleições deu para entender que não adianta fazer as coisas  sem  ouvir a vontade do povo, e mais uma vez  mostrou que é soberano. Disse não depender de nenhum desses políticos, já foi do partido PT  e não se arrepende de ter sido, hoje é  PTB  e se amanhã  sair também não se arrependerá, porque está nessa sigla não é por obrigação e nem por ter sido comprado, é por vontade própria.

O vereador Genival Santos,  solicita  do poder executivo a recuperação da rua Mozar Soares Cavalcante, cruzamento com  a rua Raimundo Flor, a mesma encontra-se com difícil acesso quase intrafegável.  Falou a respeito  do terreno onde fica o lixão próximo as terras de seu pai, que estar acontecendo são invasões  e tem que haver uma fiscalização, pois  as coisas já estão saindo  fora do controle, estão  cercando tudo ocupando as terras do município.  Sobre as eleições  de 05 de outubro de 2014, que foi tudo em paz e tranquila, agradeceu os votos que nossos candidatos tiveram  João Madson e Iracema Portela, e a respeito de Wellington Dias e  José Filho, foi uma das poucas cidades, que  ganhou foi Elesbão Veloso, mesmo todos os grupos votando no José Filho, quase  não ganha, é a prova que o povo não queria ele mesmo, e que não era fácil convencê-los de  sair do Wellington e votar em José Filho.

O vereador  Fernando Moura, solicita do poder executivo a recuperação da ponte da localidade Atalaia, ponte da localidade Berlenga, os moradores reclamam e pedem providências. Solicita melhorias nas estradas  do Angical, fundo da Lagoa, Atalaia, Santa Maria até sair na localidade Meios, pois está chegando o inverno e precisa da intervenção do poder público. Parabenizou a inciativa da implantação da iluminação pública, nas ruas  que vem da avenida Raimundo Lopes da Silva até a rua Benício Alves, a população faz cometários positivos. Sobre as eleições  de 05 de outubro de 2014, disse que o grupo que trabalhou pedindo votos para  deputados, senador e governador, fizeram sua parte, infelizmente os outros município não foram felizes, mas podemos falar por Elesbão Veloso, os deputados  foram  bem votados, senador e governador também, infelizmente não deu para suprir o estado todo, disse não ter procuração para defender o Ssr. Ronaldo, mas tudo na vida tem um porque  e que o apoio dado a esses candidatos ele cumpriu a palavra dada lá atrás, e chamou aqueles que ele sabia que  podia contar do seu grupo, cada um  trabalhando da sua maneira, disse que está satisfeito com resultado da eleição em Elesbão Veloso. Espera que se a presidente Dilma for reeleita  faça um bom trabalho e não esqueça do piauí, pois perante o brasil em termo numéricos e proporcional foi a melhor votação  que ela teve no brasil, porque aqui não tem  só miserável, queremos mais do que o bolsa família, queremos indústrias, o porto de luis correia que tá na hora de sair   do papel que tanto já foi falado, tanto dinheiro que já veio, governos e secretários que já passaram e nunca foi concluído, tem que acabar com essa  falta de união no Piauí de cada um querer ir para um  lado diferente, pois dessa forma nunca seremos  um estado bem visto lá fora, o governo agora é do estado do Piauí  e não só de quem votou, espera que o governador que vai assumir Sr. Wellington Dias, não veja pelo lado errado.

Ordem do dia:  não há matéria.   E nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão.  E para constar, lavrou-se a presente  ata, que depois de lida e achada em conforme, vai assinada por todos os vereadores que dela participaram.  No trecho  citado como posto dos correios (digo) porto Luís Correia.

Nenhum comentário:
Write comentários